Apesar de ser uma técnica antiga, há muitas desavenças segundo o que cada religião pensa sobre a cremação. Muitas vezes isto deve-se às suas crenças distintas pautadas em ideologias antigas.
O que cada religião pensa sobre a cremação
Apesar de uma prática antiga, datada desde 1.000 a.C., com os gregos e posteriormente os romanos, atualmente a cremação gera controvérsias. Há casos em que ela se torna estritamente necessária, como no caso de uma doença grave que pode se espalhar. Porém, assim como há religiões que permitiriam para casos específicos, como este, também há religiões que proíbem terminantemente. Conheça!
Catolicismo
Foi o Papa Paulo IV que autorizou a cremação em 1963, que era até então, estritamente proibida devido às crenças da igreja. Para tanto, é necessário que o processo não interfira na crença da pessoa de fé na ressurreição. Atualmente ela é permitida e vista como um ritual de despedida pela Igreja.
Religião Evangélica
Há muitas vertentes da religião evangélica, por esse motivo, a permissão vai depender da linha seguida por cada Igreja Evangélica. Apesar de muitas permitirem e algumas encorajarem, as igrejas alicerçadas no Velho Testamento costumam negar ou proibir o processo. Isto porque, seguindo a base da religião, vê-se que o sepultamento era mais comum no Velho Testamento. Para quem pertence a essa religião, o ideal é buscar se informar com a sua Igreja entes de tomar a decisão.
Espiritismo
Seguindo o pensamento do Espiritismo, a prática é permitida, contanto que respeite o tempo mínimo de 72 horas, para efetuar o processo. Para está religião, o tempo de espera é necessário para o espirito se desprender do corpo e se libertar.
Hinduísmo
Para o Hinduísmo, a cremação é o método preferível de despedida e libertação do espirito. Segundo a religião, o fogo permite ao espirito se desprender do corpo, podendo, então, encontrar uma nova dimensão. Na Índia, mais da metade da população passa pelo processo de cremação.
Judaísmo
Uma grande parte dos Judeus não aceitam a cremação. Tal fator tem influência de lembranças do Holocausto, o que torna tal ato um insulto para os praticantes mais rígidos do Judaísmo. Porém, é possível encontrar alguns crentes no Judaísmo que são mais abertos para este procedimento.
Islamismo
Para o Islamismo, a cremação não é apenas negada, e sim proibida por lei. Segundo os islâmicos, está é uma técnica impura e desonesta. Para eles, a maneira correta de se despedir de um ente querido, é através do sepultamento sem caixão, em um tumulo revestido de pedras.
Como pudemos concluir, há religiões que incentivam, e religiões que não aceitam a cremação independente da ocasião. Cada doutrina tem suas crenças e opiniões e a Funerária Arce apoia e respeita o que cada religião pensa sobre a cremação. Por este motivo que traz diferentes Mestres de Cerimônia para que possa atender todas as religiões de forma única, merecida e respeitosa. Só com a Funerária Arce, você e sua família tem a ajuda completa, e todas as preferências atendidas!
[imic_button colour=”btn-primary” type=”enabled” link=”http://funerariaarce.com.br/contato/” target=”_blank” extraclass=”” size=”btn-lg”]CONSULTE UM DE NOSSOS CONSULTORES E CONHEÇA MAIS SOBRE A ARCE![/imic_button]