Assim como lugares antigos, alguns cemitérios, os que possuem valor histórico, atraem milhares de visitantes todos os anos, dispostos a conhecer seus segredos ou vencer o medo que o assunto desperta.
Um desses famosos cemitérios é o islâmico Wadi-us-Salaam, ou Vale da Paz, em tradução livre. Localizado no Iraque, esse local de mais de 1.400 anos tem uma enorme importância local e histórica, mas além disso, ele é também o maior cemitério do mundo.
Porque o cemitério Vale da Paz é o maior cemitério do mundo?
Quem visita o cemitério Vale da Paz, na cidade de Najaf, se espanta com seu tamanho: são 1,4 milhões de acres, em constante crescimento, abrigando mais de cinco milhões de corpos.
A população de pessoas enterradas, aliás, é maior até do que a cidade que abriga essa necrópole, que possui pouco mais de 1,4 milhões de habitantes. Essa diferença pode aumentar ainda mais, já que se estima que, a cada ano, sejam sepultados 500 mil corpos ali.
O número de corpos vive em constante crescimento porque, infelizmente, a região onde o Vale da Paz foi erguido passa por constantes guerras, levando crianças, idosos e adultos, sobretudo jovens, a ter sua última morada neste local.
Dica: Descubra quando e porque surgiram os cemitérios.
Qual a importância do Cemitério Vale da Paz?
Além de ser o maior cemitério do mundo, o Vale da Paz tem uma enorme importância histórica para o povo muçulmano, pois ali estão sepultadas grandes personalidades dessa religião.
Além disso, o formato como o cemitério foi erguido o torna um marco importante na arte. As sepulturas no Vale da Paz são construídas de acordo com as condições financeiras da família do falecido, o que as torna muito diferentes.
Algumas, por exemplo, são construídas com tijolos e gesso, elevando-se em níveis variados, podendo inclusive alcançar 10 metros de altura. Já outras são feitas em formato subterrâneo, sendo acessíveis apenas por escadas.
Como o cemitério está em constante ampliação, é comum encontrarmos sepulturas antigas e novas lado a lado, ocupando quase o mesmo espaço, um traço comum da cultura local.
Veja também: Você sabia que o cemitério mais alto do mundo é brasileiro? Confira!
De cemitério a cenário de guerra
Um incidente envolvendo o cemitério Vale da Paz foi seu uso, em 2003, como cenário de guerra. Na ocasião, durante o conflito entre Estados Unidos e Iraque, os povos locais utilizam o terreno para emboscar os soldados americanos.
Ao tentar entrar no cemitério, estes se perdiam e terminavam feridos ou mortos pelos iraquianos, que dominam muito bem a geografia do cemitério e conseguiam se deslocar por suas centenas de ruas sem se perder.
Tombamento pela Unesco
Recentemente, a Unesco, reconhecendo a importância histórica e arquitetônica desse cemitério, tombou o Vale da Paz como um patrimônio mundial, o que garante sua preservação por muitos séculos.
Considerando a importância religiosa que ele possui para os povos xiitas, esse local permanecerá intacto por séculos e continuará vendo as mudanças de seu povo.
Você já sabia qual era o maior cemitério do mundo? Diga nos comentários, a Funerária Arce quer saber a sua opinião.
[imic_button colour=”btn-primary” type=”enabled” link=”https://www.funerariaarce.com.br/planos-funerarios/” target=”_blank” extraclass=”” size=”btn-lg”]FALE CONOSCO![/imic_button]