Você sente dores nas juntas, inchaço e dores nas articulações? Cuidado! Isso pode ser sinal de artrose. Essa doença das articulações, gera um processo de degeneração da cartilagem, desencadeando também alterações das estruturas ósseas vizinhas.
A artrose é considerada a quarta principal causa na redução da qualidade de vida. De acordo com o Ministério da Saúde, essa doença pode atingir em média 15 milhões de pessoas, somente aqui no Brasil, podendo afetar principalmente as pessoas que tenham uma idade mais avançada.
Caso queira saber mais sobre essa doença, confira o artigo feito pela equipe da Funerária Arce:
Veja também: Saiba como diminuir os riscos de sofrer um AVC
Afinal, o que causa da Artrose?
Não existe uma causa específica para o aparecimento dos sintomas de artrose. Infelizmente, existem diversos fatores que podem estar ligados ao desenvolvimento ou progressão da doença, como genética, obesidade, esforços físicos e até traumas anteriores nas articulações.
Além disso, tudo aquilo que possa sobrecarregar a articulação, poderá levar a uma degeneração da cartilagem, havendo um atrito, com um gasto entre as cartilagens.
Os sintomas da artrose podem ser dores nas articulações, afetando-as, com inchaço, limitação de movimentos e com queimação em alguns pontos. Uma maneira simples de identificar a artrose é sentir do sentir dor ao se levantar, após ficar sentado por um tempo, melhorando somente após dar alguns passos.
Como diagnosticar e tratar a artrose?
O diagnóstico para o tratamento da artrose é clínico, com o médico analisando os sintomas em uma pessoa, bem como a sua idade e também se a articulação está inflamada. Na dúvida, o mesmo especialista poderá pedir alguns exames, como uma radiografia ou uma ressonância magnética, para que esse diagnóstico seja comprovado, por ser uma doença crônica e que piora progressivamente.
As regiões mais atingidas pela doença são as articulações das mãos, joelhos, região de ligação da coxa com o quadril e a coluna.
O seu tratamento poderá ter uma combinação de terapias com ou sem medicamentos e, em muitos casos, poderá ter uma correção feita através de uma cirurgia da articulação, oferecendo controle da dor e do inchaço, resultando em uma melhor qualidade de vida e prevenindo a progressão da lesão. Ainda não há formas descobertas para uma regeneração do tecido cartilaginoso.
A prevenção
Não há cura para a artrose, embora hábitos comportamentais, como: exercícios, fisioterapias, pilates, hidroginástica e dietas, que podem ajudar a aliviar no desenvolvimento da artrose.
Adote uma postura que seja de muito cuidado ao sentar, ao levantar os objetos ou andar, evitando posições que sejam forçadas e que possam sobrecarregar as articulações.
Controle o seu ganho de peso. Repouse por algum tempo durante o dia e após as atividades que possam comprometer a articulação com a artrose. Evite também atividades que possam promover impactos repetitivos e o carregamento de pesos. Utilize sapatos confortáveis e que possam oferecer uma boa base de apoio para o corpo. Não dispense bengalas ou andadores que dão um maior apoio na locomoção.
Os exercícios aeróbicos ajudam também numa prevenção da artrose, além de fortalecerem o coração, esse tipo de atividade ainda faz com que os músculos possam trabalhar de forma mais eficiente, exigindo menos das estruturas e das articulações do corpo humano.
Geralmente, pessoas com menos de 40 anos não costumam apresentar os sintomas de artrose, porém a evolução da doença é lenta e piora com o passar dos anos.
Também pode te interessar: Descubra alimentos que são ricos em cálcio
Na Funerária Arce, você encontra profissionais qualificados e todo o suporte necessário para organizar a cerimônia de despedida do seu ente querido, incluindo a parte burocrática. Conte conosco.
[imic_button colour=”btn-primary” type=”enabled” link=”https://www.funerariaarce.com.br/planos-funerarios/” target=”_blank” extraclass=”” size=”btn-lg”]FALE CONOSCO![/imic_button]