Stress, idade e diversos outros fatores podem resultar em problemas graves de saúde e um dos mais preocupantes é o AVC, popularmente conhecido como derrame cerebral. A doença é considerada como a 2ª principal causa de morte no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.
Hoje, a equipe da Funerária Arce separou algumas dicas que podem ajudar a amenizar esse problema e fazer com que você tenha uma vida mais saudável, confira:
Veja também: Conheça as causas e tratamentos do Transtorno Obsessivo Compulsivo
Hábitos básicos para prevenir o AVC
Regular a pressão arterial ou mesmo reduzir a quantidade de sal que ingerimos diariamente, pode diminuir consideravelmente as chances de se ter um AVC ao longo do tempo.
O risco de um enfarte começa a evoluir a partir dos 45 anos, atingindo um pico ainda maior após os 60 anos. A escolha pelo sedentarismo e má alimentação é um dos principais fatores que poderão contribuir, além de baixo controle do colesterol, não seguir uma dieta recomendável ou também ser fumante.
Pessoas que têm uma pressão controlada, tem até 60% menos de chance de ter derrames cerebrais. E claro, dizer não ao cigarro é mais um fator que pode amenizar suas chances de ter um AVC.
Esses hábitos devem ser diários
É óbvio que você não sentirá os efeitos de uma nova dieta em um prazo imediato, já que seu corpo está habituado à ingestão de altas quantidades de sal e açúcar. Para quem ainda não se deu conta do risco que é um derrame, ele ocorre quando o sangue falta em algum órgão vital do corpo ou fica atravessado.
Quanto mais velho você for e menos cuidado com a saúde tiver, os riscos de derrame serão consideravelmente mais altos. Listamos aqui, algumas medidas que podem controlar as chances de ter um derrame cerebral:
Diga não ao tabagismo
O cigarro é um dos principais inimigos do sangue, fazendo com que ele se coagule. Uma vez que esteja mais grosso em suas artérias, acaba prejudicando a circulação sanguínea e contribuindo para os riscos de um derrame.
Pressão alta
Assim que as suas paredes internas das artérias sofrerem com traumas, elas irão ficar doloridas e até sofrerem com infecções. Se as artérias se romperem, um AVC poderá ser fatal.
Mas não se desespere, é sim possível controlar a sua pressão. Faça uma alimentação rica em fibras e diminua o consumo de carne.
Colesterol alto
O excesso de colesterol no sangue aumenta o espessamento e costuma endurecer as artérias. As gorduras vão penetrando lentamente nas artérias, até que impeçam a passagem de sangue.
Vale lembrar que uma vez que o seu sangue não está sendo drenado, quem também pode pedir socorro são os seus rins, afinal eles filtram o seu sangue, dispensando as impurezas na urina. As toxinas acumulam e você poderá ter cálculos renais.
Má alimentação
Diabetes, colesterol e hipertensão são inimigos mortais e podem causar várias complicações além de um derrame. Por isso, é recomendado fazer uma alimentação balanceada desde cedo, evitando o consumo de sódio e de gorduras saturadas, principalmente.
Principais sintomas do AVC
Os sintomas podem ser leves no início, porém se manifestados continuamente, podem ser associados a um AVC. Pode haver uma clara dificuldade em levantar os braços ou mesmo cantar uma música, além da dificuldade de falar e processar informações.
O importante e que todo mundo precisa seguir, é ter a conscientização de uma vida saudável desde a juventude. Não são apenas as pessoas mais velhas que estão propensas a ter um AVC. Cuide e ame sua vida.
Também pode te interessar: Dicas importantes para prevenir acidentes domésticos
Conte com os profissionais da Funerária Arce para te auxiliarem até mesmo nos momentos mais difíceis como a despedida de um ente querido. Cuidamos do processo de sepultamento do começo ao fim, incluindo a parte burocrática.
[imic_button colour=”btn-primary” type=”enabled” link=”https://www.funerariaarce.com.br/planos-funerarios/” target=”_blank” extraclass=”” size=”btn-lg”]FALE CONOSCO![/imic_button]