Escolher um local para enterrar um parente ou ente querido costuma ser um momento delicado, de bastante dor, sobretudo quando a morte acontece de repente, sem tempo para preparações.
No entanto, para evitar o desgaste de decidir sobre essas questões na última hora, algumas pessoas começam a busca por sua última morada muitos anos antes da partida.
Por isso, iniciam a procura por cemitérios onde gostariam de estar ou colocar seus entes queridos para o último descanso, e acabam se deparando com temas peculiares.
Um deles é o cemitério mais alto do mundo! Você já tinha pensado sobre isso? Imaginava um cemitério nas alturas? Preparamos um texto para falar mais sobre o assunto. Confira!
Qual é o cemitério mais alto do mundo?
Você sabia que esse recorde é do Brasil? Sim, o cemitério mais alto do mundo é brasileiro! Ele fica na cidade de Santos, região litorânea de São Paulo.
O Memorial Necrópole Ecumênica é o cemitério mais alto do mundo, recorde atestado pelo Guiness Book e tem, atualmente, 14 mil lóculos, onde estão depositados os mortos, espalhados em 14 andares.
No entanto, para melhorar o atendimento oferecido aos familiares que buscam no cemitério um local para o repouso de seus entes queridos, o local passou por uma reformulação, ampliando sua área.
O novo prédio tem 108 metros de altura, equivalente a um prédio de 40 andares, com capacidade para 25 mil lóculos.
Veja: Revelamos tudo o que você precisa saber sobre os cemitérios verticais
Diferenciais do Cemitério Vertical
Por se tratar de um cemitério vertical, o Memorial Necrópole Ecumênica, por si só, já é diferente. No entanto, são oferecidos serviços que tornam o local ainda mais intrigante para quem o conhece.
Além do tradicional crematório, construído em uma área próxima à Mata Atlântica, faz com que tudo seja ainda mais respeitoso e capaz de amenizar o sofrimento de quem perdeu um ente querido.
Instalado no topo do prédio, o cemitério dispõe de um cinário, reservado para que os parentes depositem cinzas, que ficam ali armazenadas para que possam ser visitadas sempre que desejarem.
O Memorial Necrópole Ecumênica tem, ainda, um ossário, cuja arquitetura não se parece com a de um local destes encontrados em outros cemitérios. Seus traços lembram bastante o de um arquivo, sem a carga de um local onde estão os ossos de vários falecidos.
Além disso, outro diferencial do cemitério mais alto do mundo é a oferta do mausoléu familiar, podendo ser customizado da forma como as famílias acharem melhor.
Curiosidades
Por se tratar do maior cemitério do mundo e estar no Brasil, o Memorial Necrópole Ecumênica atrai visitantes de todo o país, curiosos não só para conhecer o local mas também para entender como funciona o conceito de cemitério vertical.
Ao contrário do que alguns possam imaginar, não há covas empilhadas umas por cima das outras. É tudo muito bem planejado e estruturado, surpreendendo visitantes e curiosos.
Você já conhecia esse tipo de cemitério? O que achou? Conte para nós, comente aqui em baixo!
Se você tem interesse em conhecer esse tipo de cemitério, um plano ou deseja contratar seu espaço, fale com a Funerária Arce. Temos consultores prontos para te atender e solucionar suas dúvidas.
[imic_button colour=”btn-primary” type=”enabled” link=”https://www.funerariaarce.com.br/planos-funerarios/” target=”_blank” extraclass=”” size=”btn-lg”]FALE COM UM CONSULTOR![/imic_button]