Quando perdemos um ente querido e precisamos definir o local do sepultamento, a primeira coisa que costuma vir à nossa mente são os cemitérios tradicionais, com sepulturas horizontais ou aqueles ao estilo americano, onde vemos apenas uma placa com a identificação do falecido.
No entanto, existe um modelo de cemitério diferente, que foge deste convencional e pode ser uma alternativa para quem procura um local excepcional. É o cemitério vertical.
O que é o cemitério vertical?
Muito comum em países como o Japão, onde o espaço para sepultamentos tradicionais é escasso, o cemitério vertical é uma instalação que aproveita muito bem a área do ambiente.
Neste tipo de cemitério, os falecidos são depositados em gavetas, localizadas uma em cima das outras, e ali entram em decomposição. Portanto, os familiares realizam os ritos fúnebres inicialmente e, apenas no momento do sepultamento seus parentes são depositados em gavetas com identificação.
Assim como em outros cemitérios, durante as visitas é possível se dirigir até onde está seu ente querido para relembrar do passado.
Veja mais: Conheça também o cemitério horizontal, ecológico e parque!
Diferenciais do cemitério vertical
Além da forma como os falecidos são dispostos, há alguns fatores que tornam esse cemitério diferenciado em relação aos demais. São eles:
Visual menos impactante
O visual de um cemitério vertical costuma chamar bastante atenção, mas pelo campo positivo. Por não se parecer com um cemitério tradicional, o impacto de estar em um local repleto de tumbas é bastante amenizado.
Preservação do meio ambiente
Visto que os corpos não entram em contato com o solo, não há contaminação da área ao redor após o processo de decomposição. Além disso, os gases liberados pelos corpos durante a decomposição são filtrados e passam por processos de descontaminação antes de serem liberados ao meio ambiente.
Deste modo é possível evitar contaminação e poluição do meio ambiente.
Economia de espaço
Os cemitérios tradicionais costumam ocupar áreas amplas, necessário para fornecer toda a infraestrutura que tanto os sepultamentos quanto os parentes necessitam.
Já no cemitério vertical há economia de espaço, já que toda a infraestrutura necessária para atender os familiares e dar um descanso digno aos falecidos é compactada.
Esse tipo de empreendimento ajuda, ainda, a conter o déficit de sepulturas e espaços livres para a construção destes locais já que, com o aumento da mortalidade em diversas faixas etárias se faz necessário construir mais cemitérios.
Você já conhecia este tipo de cemitério? O que achou? Conte para nós, comente aqui em baixo.
Tem interesse em conhecer este tipo de cemitério, ou então contratar seu espaço? Fale com a Funerária Arce. Temos consultores prontos para te atender e solucionar suas dúvidas.
[imic_button colour=”btn-primary” type=”enabled” link=”https://www.funerariaarce.com.br/planos-funerarios/” target=”_blank” extraclass=”” size=”btn-lg”]FALE COM NOSSOS CONSULTORES![/imic_button]