O leite faz parte da dieta diária de muita gente, afinal, como mamíferos que somos, é da nossa essência consumir esse alimento desde que nascemos, no entanto, muitas pessoas possuem a infame intolerância à lactose.
A intolerância à lactose é o nome dado à falta da capacidade total ou parcial de consumir o açúcar do leite e seus derivados. Isso ocorre quando a lactase de nosso organismo não é produzida em quantidade suficiente.
A lactase é a enzima digestiva responsável por decompor a lactose. Sem essa enzima digestiva, surgem os sintomas da intolerância à lactose.
Hoje, a equipe da Funerária Arce irá te explicar como identificar os sintomas dessa deficiência e descobrir se você se enquadra no grupo dos intolerantes à lactose, confira:
Veja também: Chá | Saiba quais os diferentes tipos e benefícios medicinais dessa bebida
Como diagnosticar a intolerância à lactose
Assim como acontece com outras doenças, para identificar a intolerância à lactose é preciso passar por uma consulta médica, onde o mesmo irá avaliar seu histórico de sintomas.
O médico possivelmente irá prescrever um exame específico, para que outras enfermidades sejam descartadas.
O exame é feito através da coleta do sangue do paciente em jejum, em seguida, o paciente ingere uma bebida ou alimento com concentração de lactose e faz uma nova coleta de sangue, para que os resultados sejam comparados.
Mesmo com uma análise clínica sendo necessária para se confirmar, essa deficiência do organismo geralmente apresenta alguns sintomas característicos que ajudam a identificá-la previamente.
Sintomas de intolerância à lactose
Os sintomas que mais caracterizam a intolerância à lactose são: inchaço na barriga, cólicas, diarreia, excesso de gases (flatulências) e náuseas.
Todos esses desconfortos são causados após o consumo do leite ou seus derivados. Por isso a importância de procurar ajuda médica para descartar outras doenças gastrointestinais e iniciar o tratamento adequado.
Como funciona o tratamento
Por a intolerância à lactose não ser uma doença, mas sim uma carência do organismo, medicamento e dieta podem ajudar a controlá-la.
Inicialmente, é possível que o médico suspenda o consumo do leite e de seus derivados da dieta, o que ajudará a aliciar os sintomas.
Com o tempo, os alimentos voltam a ser introduzidos na dieta, de maneira gradual, onde se descobrirá qual o limite do organismo de cada indivíduo.
Isso mantém os níveis de cálcio e vitamina D estabilizados, que são nutrientes indispensáveis na boa formação dos ossos. Quando o consumo de leite não for o suficiente, existem leites que com pouca quantidade de lactose, como também suplementos com lactase, que são bastante úteis, para manter a contribuição de cálcio.
A vida das pessoas que são intolerantes à lactose é praticamente normal, para isso, basta que siga as recomendações e dieta do médico.
Uma dica importante para os diagnosticados como intolerantes à lactose é: em hipótese alguma tomar leite em jejum.
Quando a carência é muito grave, uma das alternativas é o investimento nos produtos com zero lactose. Ou seja, próprio para as pessoas que são intolerantes à lactose.
Você tem algum desses sintomas? Se tiver, procure um médico e faça o exame! Tire suas dúvidas!
Também pode te interessar: Cálcio | Descubra alimentos que são ricos nesse mineral
O momento da despedida de um ente querido já é conturbado o bastante, podendo ser ainda pior quando temos de lidar com toda a burocracia e organização do processo de sepultamento. Os profissionais da Funerária Arce podem ajudar a tornar esse momento mais tranquilo.
Entre em contato conosco e consulte nossos serviços.
[imic_button colour=”btn-primary” type=”enabled” link=”https://www.funerariaarce.com.br/planos-funerarios/” target=”_blank” extraclass=”” size=”btn-lg”]FALE CONOSCO![/imic_button]