Quando falamos sobre o enterro, é muito comum as pessoas terem dúvidas entre o enterro e o sepultamento. Além disso, quando perdemos um ente querido, conseguir organizar esse momento tão delicado é um tanto desafiador para os familiares.
Por isso, para que você não tenha nenhuma complicação e consiga entender de vez esses termos, separamos esse post completo para você. Assim, esperamos te ajudar a diferenciar as práticas e realizar um enterro digno do seu amor ao ente querido que partiu. Confira o post completo abaixo!
Qual a diferença entre sepultamento e enterro?
Quando falamos de enterro e sepultamento, ainda é muito comum as pessoas confundirem esses dois procedimentos. Afinal, será que é a mesma coisa? se não, qual é a diferença entre os dois?
Embora esses dois termos estejam lado a lado, enterro e sepultamento são diferentes. Afinal, quando se contrata um serviço funerário é essencial saber todos os serviços e procedimentos que estão inclusos no pacote.
Enterro é justamente, como o próprio nome sugere, o ato de enterrar um corpo. Ou seja, nesse caso, o enterro não precisa ocorrer, necessariamente em um cemitério, ou vir acompanhado de um velório. Ele sugere apenas o que o nome já propõe.
Embora o enterro seja algo mais simples, hoje em dia é totalmente proibido o enterro sem ser dentro de um cemitério. Já em relação ao sepultamento, ele é o ato de enterrar uma pessoa no cemitério, utilizando um caixão adequado e contendo o velório.
Ou seja, resumidamente, ele é um conjunto de todos os procedimentos realizados no cemitério, até a despedida do ente querido.
Mas qual termo é o mais adequado?
Hoje em dia,o termo enterro não é o ideal, tampouco o mais adequado. Isso porque, devido às novas regras, e a necessidade de enterro apenas em cemitérios, ao contrário de antigamente, o termo acabou perdendo sua característica.
Por isso, na hora de se mencionar esse procedimento, o ideal é utilizar o termo sepultamento ao invés de enterro. Assim você estará dialogando de maneira correta, além de ser mais educada.
Como é realizado o sepultamento?
Quando uma pessoa perde alguém especial, é muito doloroso tocar no assunto da despedida. Porém, é muito importante que os familiares façam um bom sepultamento para esse momento tão delicado. Portanto, saiba tudo o que é necessário definir para que haja um enterro digno da saudade que todos irão sentir.
Enterro ou cremação?
O primeiro passo para fazer essa realização é decidir se a pessoa será enterrada ou cremada. Embora isso pareça um tanto complicado, o ideal é escolher o que a pessoa falecida gostaria. Muitas das vezes, as pessoas tendem a comentar sobre essa situação. É nesse momento, que os familiares deverão atender a necessidade do falecido.
Veja: Aqui você pode entender melhor como ocorre a cremação, e de que maneira ela deve ser requisitada.
Se reúna com os amigos e familiares
Conseguir realizar essa situação sozinho é difícil e complicado. Por isso, é fundamental que você se reúna com outras pessoas, para assim realizar um homenagem digna. Nesse caso, você vai precisar começar a organizar o que será necessário para o velório e a despedida.
Portanto, não se esqueça de listar qual cemitério irá utilizar, o que vai querer durante o velório, as homenagens e outros procedimentos. O ideal, é deixar tudo isso listado o quanto antes, para que não haja complicações durante o dia.
Uma boa opção para definir como será a homenagem, e até mesmo, não ter que se preocupar com seus valores é contratando um plano funerário. Com ele você adquire inúmeros serviços, e começa a pagar por eles antecipadamente por pequenos valores mensais que cabem no seu bolso. Confira aqui como contratar um plano funerário pode ser vantajoso.
Atenção com a homenagem
Além dessa situação, ter atenção com a homenagem também é muito importante. Essa parte, você precisará definir quem irá homenagear o ente querido no enterro. Além disso, uma homenagem nem sempre se trata apenas de um familiar falar sobre os seus sentimentos com aquela pessoa. Mas há outras inúmeras formas de se contemplar esse momento.
Confira mais: Saiba como funciona o sepultamento, também conhecido por inumação!
A Funeral Sul preza pelo bem estar do ente falecido e de toda a sua família, ainda mais em um momento tão delicado como esse. Por isso a funerária se empenha em disponibilizar uma gama de serviços e procedimentos de forma simples e prática que não atrapalhe um momento tão importante como este.
É a Funeral Sul por você em todos os momentos, seja resolvendo problemas burocráticos ou realizando a maior homenagem já vista.
[imic_button colour=”btn-primary” type=”enabled” link=”https://www.funerariaarce.com.br/planos-funerarios/” target=”_blank” extraclass=”” size=”btn-lg”]CONVERSE COM UM DE NOSSOS CONSULTORES E VEJA COMO PODEMOS AJUDAR[/imic_button]