Os idosos precisam ficar atentos com o que comem, se estiverem em busca de um envelhecimento saudável. O processo de envelhecimento será um grande desafio para as futuras gerações, ainda mais de uma forma que seja saudável.
O passar do tempo traz muitas mudanças em nosso corpo, mas podemos definir se elas serão positivas ou negativas de acordo com nossa alimentação.
Uma boa alimentação não precisa ser feita só quando estamos em idade avançada, mas sim, durante toda a nossa vida. A maneira adequada de se alimentar inclui proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais em quantidades corretas. O idoso deve manter o hábito de se alimentar de 3 em 3 horas, para sempre se manter saciado e energizado ao longo do dia.
A Funerária Arce preparou um artigo especial para destacar a importância dos idosos se alimentarem corretamente e como isso pode ajudá-los a viverem melhor.
Veja também: Conheça alimentos que podem ajudar a normalizar a pressão alta
A saúde do idoso em relação à alimentação
A saúde do idoso depende de muitos fatores, como o de uma alimentação adequada, uma rotina saudável de atividades, uma medicação nos horários certos, acompanhamento profissional e o mais importante, fazer a manutenção da saúde mental e emocional através de um bom convívio social. Tudo isso pode garantir o bem-estar dos idosos, prevenindo doenças.
Uma restrição calórica deve ser continuamente mantida e quanto antes for iniciada, mais eficaz ela será. Em idades mais avançadas, também importante manter um cardápio diversificado, com alternativas saudáveis e que não se tornem enjoativas.
A alimentação no envelhecimento
As proteínas são importantes, para manter a musculatura dos idosos e elas devem ser ingeridas em torno de 60 gramas por dia.
As fibras presentes em vegetais nunca devem ser desperdiçadas, por serem importantes para o bom funcionamento do intestino dos idosos. É necessário também para uma boa qualidade nessa alimentação, que tenha uma avaliação bem detalhada da saúde desse idoso.
Também é importante considerar todas as patologias que são de saúde do trato gastrointestinal, se ele consegue mastigar ou deglutir, quais são os seus limites para o sal ou açúcar.
Dentro desses parâmetros, alinhar essa alimentação para o círculo familiar, como em festas de aniversário, também pode exigir opções dietéticas ou com baixa opção de sal, para que o idoso não se sinta excluído.
Numa refeição em família, o ideal é que todos possam consumir a mesma refeição ao ser servida, também é importante adaptar o cardápio à todas as necessidades desse idoso, com menos sal, com alguns cortes que devem ser adequados ou em forma de purê, se for o caso.
A família, os cuidadores e os responsáveis, possuem a tarefa de sempre melhorar e adaptar, de acordo com cada individualidade.
A relação entre alimentação e envelhecimento é também com também deve se refletir em um equilíbrio entre o corpo e a mente, com o estabelecimento de rotinas que sejam saudáveis.
Portanto, a alimentação nessa fase da vida deve bem equilibrada, harmônica e naturalmente colorida. Uma boa alimentação, aliada com atividades físicas, fará com que o idoso possa ter uma vida mais saudável e com bem-estar.
Também pode te interessar: Veja dicas para montar sua horta doméstica e viver melhor
A Funerária Arce conta com uma gama de serviços e especialistas que podem te ajudar a organizar de maneira mais rápida e simplificada a melhor cerimônia de despedida para seu ente querido, incluindo a parte burocrática.
[imic_button colour=”btn-primary” type=”enabled” link=”https://www.funerariaarce.com.br/planos-funerarios/” target=”_blank” extraclass=”” size=”btn-lg”]FALE CONOSCO![/imic_button]