A exumação consiste na retirada do corpo do ente querido de um cemitério, devido à diferentes fatores como: superlotação do cemitério, desejo da família e até mesmo questões judiciais.
Exumação
A exumação é a transferência do corpo de um ente querido, ou sua retirada para análises periciais.
Para efetuar este processo é necessário que tenham se passado três anos após o sepultamento. Este tempo só pode ser reduzido em caso de ordem judicial. Isto pois, após o perecimento, ainda é possível investigar o corpo a procura de indícios da causa do óbito.
Portanto, a exumação pode ser solicitada, como dito acima, em casos de superlotação de cemitério. Neste caso, o corpo será transferido para outro cemitério. Todavia, a solicitação, também, pode ocorrer por parte dos familiares, que por mudarem para outra cidade desejam transferir o ente querido. E em alguns casos, pode ser requerido por questões judiciais, para averiguação da causa da morte ou confirmação de paternidade.
Conhece os Planos Funerários da Arce? É melhor conferir rápido, você vai se espantar com seus benefícios e vantagens! Garanta o bem estar de sua família e deixe seu bolso mais seguro!
[imic_button colour=”btn-primary” type=”enabled” link=”http://funerariaarce.com.br/planos-funerarios/” target=”_blank” extraclass=”” size=”btn-sm”]CONHEÇA OS MELHORES PLANOS FUNERÁRIOS DE SP![/imic_button]
Solicitação de Exumação
Para um familiar solicitar a exumação, além de decorrido três anos do sepultamento, é preciso solicitar autorizações. Inicialmente é necessário informar o Cemitério e apresentar certidão de óbito e documentos que identifiquem e comprovem seu parentesco com o falecido. Tendo decorrido este processo, é necessário aguardar a autorização da Secretaria da Cidade.
Caso o cemitério seja o solicitante da exumação, ele quem deverá informar e aguardar a confirmação pela Secretaria da Cidade. Ainda é preciso que ele informe a família sobre a decisão e quando ocorrera o processo. Neste caso, a presença da família não é obrigatória, sendo necessária a presença de um oficial da saúde e uma autoridade da justiça.
A transferência
Para requisitar a transferência é necessário que o solicitante tenha parentesco com o falecido, ou apresente autorização de algum familiar.
A transferência, por desejo da família, pode ser de um cemitério para outro, e até mesmo para o exterior. Neste caso, é necessário que o corpo da pessoa querida seja embalsamado, e a urna lacrada e impermeável. Todos estes fatores visam garantir um translado mais seguro para o ente querido e seus parentes.
Ainda, pode ser solicitada a cremação após ocorrer a exumação por ordem judicial. Neste caso, a família pode optar por acomodar as cinzas em urnas ou leva-las à um local importante para a família e a pessoa querida.
A Funerária Arce está em busca de sempre oferecer o melhor e confortar a família do ente querido. Para tanto, oferecemos apoios e serviços extremamente necessários para tornar este momento mais ameno. Veja como manter você e sua família mais seguros com uma Funerária que está pronta para fornecer todos os auxílios necessários.
[imic_button colour=”btn-primary” type=”enabled” link=”http://funerariaarce.com.br/contato/” target=”_blank” extraclass=”” size=”btn-sm”]converse com um de nossos consultores e saiba mais![/imic_button]