A fibromialgia é uma doença causada por uma disfunção cerebral, onde o cérebro perde o controle sobre a intensidade de dor, transformando até um pequeno estiramento de um músculo em uma dor insuportável, que percorre todo o corpo por meio do sistema nervoso.
A equipe da Funerária Arce fez um artigo completo sobre a doença, inclusive, com algumas dicas que podem te ajudar a aliviar os sintomas. Confira abaixo:
Veja também: Hidroginástica | Conheça os benefícios para a saúde
Como é feito o diagnóstico da Fibromialgia
Por ser uma patologia cujo principal sintoma é a dor intensa, algo presente em várias outras doenças, o diagnóstico da fibromialgia pode ser difícil de se obter, já que ela pode ser confundida com outras enfermidades, tais como: reumatismo, problema de coluna, entre outras.
O diagnóstico é realizado por um exame clínico onde é levado em conta o tempo que o paciente vem sofrendo com as dores (três meses ou mais). Esse exame inicial é aliado ao resultado de outro exame, onde o médico pressiona 18 pontos do corpo, caso 11 deles estejam doloridos a suspeita de fibromialgia se confirma.
Existe ainda outro exame de imagem (mais preciso), realizado em alguns laboratórios, onde o paciente passa por uma espécie de tomografia, feito com uma câmera termográfica, que indica os pontos de dor mais intensa, e a partir dessa “fotografia”, os pontos de dor são mapeados. De acordo com esse mapeamento, a fibromialgia é diagnosticada.
A doença pode ser desencadeada por uma série de fatores, os dois principais são o excesso de estresse e algum trauma físico, como uma queda ou batida brusca do corpo em algo.
Como aliviar as dores causadas pela fibromialgia
Assim como a enxaqueca, a fibromialgia tem diversos tratamentos e várias formas de amenizar as dores causadas por ela. Alguns pacientes afirmam que, ao começar a praticar exercícios, perceberam que a intensidade das dores diminuiu. Já outros, precisam do uso de medicamentos antidepressivos para que essa melhoria aconteça.
Outras técnicas que podem ajudar a aliviar as dores incluem:
Acupuntura: o tratamento que consiste no uso de agulhas aplicadas em pontos específicos do corpo vem ganhando destaque no tratamento da fibromialgia, reduzindo a intensidade e frequência das crises.
Exercícios: a prática de atividades físicas também é algo muito utilizado para amenizar as dores da doença, isso porque os exercícios, mesmo que seja um alongamento, ajudam a aliviar a tensão nos músculos e articulações que deriva muitas vezes do estresse cotidiano. Depois da acupuntura, a prática de um esporte é uma das medidas mais indicadas pelos especialistas.
Fisioterapia: outra medida bastante usada no tratamento da fibromialgia é a fisioterapia. Com o auxílio de um profissional, o paciente realiza movimentos que estimula o relaxamento muscular, e do sistema nervoso.
Psicanálise: muitos pacientes afirmam que as crises ocorrem com mais frequência quando passam por situação de estresse, muitas vezes causada pelo cônjuge (marido ou esposa). Ao conversar com um psicólogo em uma sessão de psicanálise, afirmam que o número de crises diminui, assim como a intensidade das dores.
Uso de antidepressivo: em último caso, os especialistas orientam o uso de medicamentos antidepressivos que fazem com que o paciente relaxe e entre em estado entorpecente (dopado).
Essa medida nunca é a primeira opção indicada por um especialista e em hipótese alguma deve ser escolhida sem um aval médico. O uso inadequado desses medicamentos causa dependência e pode levar a morte.
Também pode te interessar: AVC | Saiba como diminuir os riscos de sofrer desse mal
Na Funerária Arce, você encontra tudo o que precisa para organizar a cerimônia de despedida do seu ente querido. Nossos profissionais cuidam inclusive da parte burocrática, lhe garantindo mais tranquilidade nesse momento tão difícil.
[imic_button colour=”btn-primary” type=”enabled” link=”https://www.funerariaarce.com.br/planos-funerarios/” target=”_blank” extraclass=”” size=”btn-lg”]FALE CONOSCO![/imic_button]