Ter uma horta em casa, além de trazer mais vida para sua residência, pode te ajudar a se alimentar melhor. Isso sem falar dos benefícios físicos, mentais e até financeiros que ela pode proporcionar!
E, por fazer tão bem para a saúde, nós, da equipe da Funerária Arce, preparamos esta matéria especial para que você traga mais vida para a sua casa! Por isso, confira agora como arrumar um espaço e como cultivar a sua própria horta sem sair de casa.
Veja também: 3 Dicas simples para cuidar de sua saúde mental
Vantagens de ter uma horta em casa
Uma horta em casa traz inúmeras vantagens ao seu dia a dia e.também, para o seu bem estar. Mexer com a terra e plantas, ajuda a reduzir o estresse e manter a saúde mental, principalmente, nestes dias de isolamento social e pandemia do coronavírus.
Outro benefício é que ter uma horta pode gerar uma economia no mercado e no tempo que perde para comprar esses alimentos. Sem dizer que você terá o conhecimento real da procedência de seus produtos, podendo se alimentar melhor, consumindo produtos sem agrotóxicos.
E claro, todo aquele verde e colorido dos vegetais e hortaliças frescas, traz mais vida ao seu lar.
Se você tem filhos, montar uma horta pode auxiliar os mesmos no consumo dos vegetais, já que eles podem ajudar a cuidar da horta e desenvolver mais gosto pela comida.
Você também precisa saber que montar uma horta em casa não é tão complicado ou caro como parece, na verdade, é um investimento viável em todos os sentidos que já apontamos.
Como fazer uma horta em casa
Separamos algumas dicas importantes para que você consiga montar a sua horta em casa, mas primeiro é importante que você tenha em mente que não precisa de muito espaço para isso.
Mesmo quem vive em apartamentos ou casas com espaço reduzido pode montar a sua hortinha em casa, basta observar as dicas abaixo:
- Escolha um local que há exposição à luz solar por algumas horas.
- Pense no espaço que encontrou e na quantidade e espécies que deseja cultivar.
- Em casas com quintal, cultive a sua horta diretamente no solo, plantando as sementes diretamente na terra.
- Em apartamento ou casas sem quintal, utilize vasos, escolha de tamanhos e cores diversos, para ajudar também na decoração.
- Utilize reciclados, como garrafas pet, latas de refrigerante, caixas de leite e potes de vidro. Basta decorar.
- Se você optar por materiais reciclados, não esqueça de fazer furos para evitar que o solo fique encharcado.
- Existe uma variedade de frutas e verduras que podem ser cultivadas, então escolha as mais adequadas para seu espaço.
- Para cultivo em vasos, recomendamos: hortelã, salsinha, cebolinha, alecrim, manjericão, alface,couve, brócolis, espinafre, agrião.
- Se você tem um bom espaço disponível no quintal, além dos produtos indicados acima, recomendamos: repolho, tomate cereja, cenoura, beterraba, rabanete, abóbora, pepino, abobrinha e batata.
Não se esqueça de tomar cuidado com a iluminação, que deve incidir sob as plantas por pelo cinco horas por dia. Da irrigação, que deve ser controlada de acordo com o recomendado para cada espécie cultivada. Vale ficar atento à essas informações nas embalagens de sementes ou na internet.
Além desses cuidados, prepare o solo para cultivo, você sempre tem a opção de comprar terra adequada em lojas de jardinagem. Mas se não for a sua intenção, utilize adubos orgânicos, como cascas de vegetais. Evite o uso de agrotóxicos, aposte em pesticidas naturais.
Também pode te interessar: Veja alimentos que te ajudam a aumentar a imunidade
A Funerária Arce conta com uma equipe de especialistas que podem te auxiliar na despedida de um ente querido, inclusive na parte burocrática. Conheça nossos serviços e conte conosco.
[imic_button colour=”btn-primary” type=”enabled” link=”https://www.funerariaarce.com.br/planos-funerarios/” target=”_blank” extraclass=”” size=”btn-lg”]FALE CONOSCO![/imic_button]