José Mojica Marins, o Zé do Caixão, morre aos 83 anos de idade

Se você é fã de cinema, com certeza, já deve ter ouvido falar no Zé do Caixão, personagem interpretado por José Mojica Marins. Ontem, foi anunciado que o ator e cineasta faleceu aos 83 anos de idade.

Como uma forma de homenagear a memória e o trabalho de Marins, a equipe da Funerária Arce preparou um artigo especial para falar um pouco sobre a vida e carreira desta grande personalidade do cinema brasileiro.

O homem por trás do Zé do Caixão

Zé do Caixão Texto

Nascido em 13 de março de 1936, em São Paulo, Mojica teve seus primeiros contatos com o cinema desde muito jovem, já que além de seu pai ser o gerente de um cinema da cidade, também ganhou como presente uma câmera, na qual começou a gravar uma série de curtas-metragem que serviriam como base para seus trabalhos na vida adulta.

O primeiro estúdio cinematográfico de Mojica foi fundado no início dos anos 50. A equipe de produção era formada por pessoas inexperientes que lhe ajudavam a financiar as obras e tiveram a chance de aprender com Mojica técnicas de gravação e atuação.

Em 1958, o cineasta produziu seu primeiro longa-metragem, “A Sina do Aventureiro”, mas foi em 1963 que o ator teve um pesadelo que mudaria para sempre sua carreira e o tornou pioneiro no gênero de terror no Brasil. No sonho, Mojica diz ter visto um espírito lhe arrancando da cama e levando-ao cemitério, onde foi apresentado a seu túmulo, que contava com seu nome, data de nascimento e morte.

Depois de se recuperar dessa experiência estarrecedora, Mojica usou o sonho como base para compor o roteiro de “À Meia-Noite Levarei Sua Alma”, um dos longas mais famosos de sua carreira, cuja trama mostrava um coveiro descrente, que desprezava a fé das pessoas, consumia carna na sexta-feira santa e buscava por uma mulher que lhe desse um filho perfeito.

Essa foi a origem do Zé do Caixão e o pontapé inicial para o sucesso da carreira de Mojica.

Causa da morte e sepultamento

Aos 83 anos de idade, Mojica estava internado no Hospital Santa Maggiore há cerca de 20 dias, em decorrência de uma infecção pulmonar que evoluiu para uma pneumonia. A doença acabou sendo a causa da morte do ator e cineasta, que terá seu velório realizado nesta quinta-feira (20), a partir das 16h, no auditório do Museu da Imagem e Som (MIS).

O velório será aberto ao público e precede o sepultamento que acontecerá ao meio-dia da sexta-feira (21) no Cemitério São Paulo, em Pinheiros.

O ator já vinha tendo complicações de saúde desde 2014, por conta de um infarte. A partir disso, Mojica sofria com o rim comprometido e constantes infecções causadas por seu cateter permanente.

De acordo com familiares, grande parte dos problemas de saúde do ator eram por conta de sua idade avançada, somados à uma vida com alimentação desbalanceada, falta de exercícios e consumo de bebidas alcoólicas e cigarros.

A Equipe da Funerária Arce presta as condolências à família e amigos do ator.

Nossos especialistas estão prontos para prestar o suporte necessário em momentos difíceis como o da partida de um ente querido. Entre em contato conosco e consulte nossos serviços.

[imic_button colour=”btn-primary” type=”enabled” link=”https://www.funerariaarce.com.br/planos-funerarios/” target=”_blank” extraclass=”” size=”btn-lg”]FALE CONOSCO![/imic_button]

Publicado em por .

Deixe um Comentário

Diferenciais

Forma de Pagamento

Facilitamos o pagamento sem juros no cartão de crédito.

Central de Atendimento

Agilidade em nossos canais de atendimento 24 horas.

Segurança 24 horas

Garantimos segurança no serviço 24 horas.

Equipe qualificada

Temos uma equipe qualificada pronta para melhor atendê-lo, hospitalar ou residencial.

Entre em Contato

Temos atendimento 24 horas

11 9 9137-3928 11 5461-6006

Depoimentos

Maurício Garcia

O Grupo Funeral Arce me surpreendeu com a preocupação no atendimento e no cuidado que tiveram na cerimônia de despedida do meu amado irmão.

Sara Furquim

O Grupo Funeral Arce foi muito respeitosa com a minha família, trabalharam com muito amor e tiveram muito cuidado nos preparativos de despedida da minha avó, sou muito grata pelo atendimento.

Juliana Cunha

Apesar da dor, o Grupo Funeral Arce soube lidar da melhor forma com a minha família, fizeram um velório digno para a minha tia e cuidaram de nós com muito zêlo.

Documentação

ATENDIMENTO DIFERENCIADO, VOCÊ NÃO TERÁ PREOCUPAÇÕES. RESOLVEMOS TODA A PARTE BUROCRÁTICA PARA VOCÊ.

Nossa equipe cuida de toda a documentação e agendamento de horários, para que a cremação ou sepultamento ocorra da melhor maneira e você não tenha preocupações.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Nossas Unidades

LIGAR WHATSAPP