Inchaço, dor e cansaço nas pernas podem ser sinais de má circulação, um problema que, muitas vezes, pode ser de origem hereditária. Além disso, ela pode se manifestar aos poucos e causar diversos problemas à saúde.
A equipe da Funerária Arce preparou um artigo completo sobre essa doença, que promete ajudar um pouco todos aqueles que sofrem desse mal, confira:
Veja também: Ômega 3 | Conheça os benefícios para saúde e onde encontrá-lo
As principais causas da má circulação

Existem diversos fatores que podem ocasionar a má circulação, dentre os principais temos:
- Uso de anticoncepcional;
- Gestação;
- Sedentarismo;
- Obesidade;
- Alimentos ricos em sódio;
- Diabetes;
- Envelhecimento do nosso corpo;
- Ou até mesmo atividades comuns do nosso dia a dia, como ficar muito tempo em pé ou ficar de pernas cruzadas;
Os sintomas da má circulação no organismo
Devemos prestar muita atenção e tomar muito cuidado com isso, pois a má circulação apresenta sintomas que podem passar despercebidos muito facilmente.
Como por exemplo:
- Sentir dor nas pernas;
- Formigamento;
- Dormência;
- Câimbras ou sentir as mãos frias;
Ainda assim, quando agravada, a má circulação pode causar disfunção erétil, necrose dos tecidos e até mesmo levar a acidentes vasculares cerebrais.
A circulação de sangue nas pernas ocorre de cima para baixo. No calor, ocorre uma dilatação nos vasos sanguíneos, que faz com que ocorra uma diminuição na velocidade da circulação, resultando em pernas inchadas e na sensação de queimação em toda a perna.
Se houver enfraquecimento nas paredes das veias, isso pode acabar resultando em varizes, coceiras ou úlceras varicosas, por conta dos arranhões causados pela coceira.
Em alguns casos, a pele pode ficar seca e com manchas, apresentando rachaduras, principalmente no calcanhar, que podem se tornar profundas e levarem à infecções e outros problemas secundários.
O hormônio feminino tem um efeito vasodilatador, com resultados similares à ação do calor nas veias, porém em uma proporção maior.
O anticoncepcional afeta a coagulação do sangue, aumentando a chance de doenças como trombose ou tromboflebite e isso ocorre em qualquer idade.
São muitas causas diferentes que podem levar ao mesmo problema.
O que fazer para aliviar?
Para você que está sofrendo com as dores causadas pela má circulação no corpo e quer amenizá-las, o melhor é começar a adotar pequenos hábitos saudáveis e ingerir alimentos que estimulem a circulação do sangue.
Os melhores opções são laranja, o limão, o morango e o kiwi, pois são ricos em vitamina C. Temos também peixes como o salmão, atum e a sardinha, que são ricos em ômega 3.
Beber bastante água durante todo o dia (no mínimo 2 litros) e praticar regularmente exercícios físicos também são ótimas dicas para melhorar a circulação.
Manter as pernas elevadas quando se está sentado ou deitado também são ótimas dicas.
Como ajudar na circulação do sangue?
Nessa pandemia, não podemos sair de casa e irmos para academias, mas isso não impede você tenha uma rotina mais saudável dentro de casa, mudado sua alimentação e praticando exercícios.
Confira abaixo uma dica de exercício para fazer dentro de casa:
Simulação de bicicleta
Deite no chão (ou em um colchão, isso é de sua preferência), verifique se suas costas estão bem encostadas no chão, coloque a mão atrás da cabeça, levante suas pernas e faça o movimento de como se estivesse pedalando.
Também pode te interessar: Osteoporose | Saiba as causas e formas de prevenção
A equipe da Funerária Arce está pronta para lhe ajudar. Entre em contato conosco e consulte nossos planos e serviços funerários.
[imic_button colour=”btn-primary” type=”enabled” link=”https://www.funerariaarce.com.br/planos-funerarios/” target=”_blank” extraclass=”” size=”btn-lg”]FALE CONOSCO![/imic_button]