Em 12 de junho, se comemora o dia dos namorados no Brasil, uma data especial para os apaixonados, que usam o dia para expressar o que sentem. O que muita gente não sabe é que o amor pode ser explicado através das reações químicas que acontecem em nosso corpo.
Muitas vezes ligadas ao coração, essas reações acontecem no cérebro, impulsionadas pelos hormônios.
Hoje, a equipe da Funerária Arce irá te explicar um pouco mais sobre elas e te mostrar o que acontece em nosso cérebro quando estamos apaixonados.
Veja também: Animal de Estimação | Conheça os benefícios de conviver com um
O roteiro químico do organismo dos apaixonados
Há um roteiro químico relativo à paixão, que é o responsável por muitas reações de nosso organismo, que podem ser um aumento na frequência dos batimentos cardíacos, oscilação da pressão arterial, respiração ofegante, dilatação das nossas pupilas, tremores, falta de apetite ou uma confusão mental, afetando até o sono.
Até mesmo as pessoas que são consideradas como as mais românticas, quando começam a entender toda a química de uma paixão, irão perceber como ela é cheia de formalidades e que também não é feita para durar por muito tempo, mas que tem uma função evolutiva em nos conectar com outras pessoas. Por isso, muitas vezes uma paixão é passageira.
Como o cérebro age numa paixão
A parte mais evolutiva do nosso cérebro é a da frente, que é o córtex pré-frontal. É nessa região que tudo acontece, como as decisões, as análises de riscos… tudo é ativado por essa região. Outras regiões como o núcleo caudado e a área tegmentar ventral também são afetadas por uma paixão.
São regiões muito ricas em dopamina e em endorfina, que têm efeitos parecidos ao de morfina em nosso corpo, o que torna ser normal, sentir-se anestesiado. Por isso, basta lembrar-se de um cheiro, de uma roupa, do gesto da pessoa amada, para que possamos sentir uma grande onda de prazer. Não há nenhum aviso prévio de quando ela irá chegar e nem como resistir.
O corpo humano é tão inteligente, que essa paixão pode passar naturalmente, mas isso não significa que um relacionamento irá acabar com o fim de uma paixão.
Ela evolui para outra forma de relacionamento, que é o que conhecemos como amor, um sentimento mais estável, sem picos e que também pode manter as pessoas unidas.
O prazer, o foco de atenção, a motivação e a força, são reações desse fluxo intenso de dopamina e de outras substâncias químicas, que provocam muitas sensações que o amor pode trazer.
Também pode te interessar: 3 Dicas simples para você cuidar da sua saúde mental
A equipe de especialistas da Funerária Arce está pronta para prestar nossos serviços a qualquer momento. Sabemos o quanto a despedida de um ente querido pode ser desesperadora, por isso, conte conosco nesse momento tão difícil.
[imic_button colour=”btn-primary” type=”enabled” link=”https://www.funerariaarce.com.br/planos-funerarios/” target=”_blank” extraclass=”” size=”btn-lg”]FALE CONOSCO![/imic_button]