Às vezes, o tratamento com o corpo não termina com o sepultamento. Pois, em alguns casos, pode ser necessário fazer exumação de corpo, mas você sabe o que significa esse processo e como ele é feito?
Abaixo, você pode conferir um artigo completo feito pela equipe da Funerária Arce, onde explicaremos todos os detalhes da exumação e tentaremos sanar suas dúvidas.
O que é exumação de corpo?
Exumação de corpo é quando são retirados os restos mortais de uma pessoa do local em que ela foi sepultada, para a transferência em algum outro lugar ou por um pedido judicial. Geralmente, para a realização do processo é necessário conseguir a autorização de algum membro da família ou um pedido da justiça.
Prazo
Para fazer uma exumação de corpo é necessário esperar por um período mínimo de 3 anos depois do sepultamento, sendo que existem algumas exceções em circunstâncias especiais.
O tempo mínimo pode ser determinado conforme diversos critérios, tais como a decomposição. Dessa forma, o procedimento pode ser realizado com maior facilidade
Situações de requerimento
O pedido de exumação pode ser feito quando:
- A quantidade máxima de corpos comportados pelo cemitério é atingida ou é preciso realizar uma transferência para ossada perpétua;
- A família irá se mudar para um outro lugar e quer levar o falecido para outro cemitério;
- As seguradoras precisam da confirmação da causa da morte para realizar um pagamento;
- A Justiça exige uma confirmação de paternidade post mortem, com coleta de material genético;
- A justiça precisa fazer análise ou investigação por morte violenta;
Aproveite e confira também algumas vantagens do Cemitério Vertical!
Como a exumação de corpo é realizada?
A sepultura é identificada e passa por um registro fotográfico, junto dos túmulos vizinhos, para confirmar o corpo que será exumado. Depois, é feita a identificação do caixão, com registro do tamanho, tipo, etiquetas, ornamento, placas de canto e outras informações que sejam importantes. Também, é necessário fazer o registro do estado do caixão.
Antes da retirada, o corpo deve ser fotografado e os ossos são retirados da sepultura e transferidos para uma menor, para uma gaveta ou são levados para a cremação. Se o motivo dela estar sendo realizada é uma comprovação de paternidade ou alguma investigação por morte suspeita, os ossos passam por exames periciais.
Na hora de abertura do caixão, os coveiros devem estar usando luvas, respirador e macacão, para que não haja qualquer contaminação de bactérias ou insetos. As partes de roupa e pele são colocadas em um saco de lixo e, junto com o caixão, onde serão levadas a um aterro.
Os ossos podem ser encaminhados para o Instituto Médico Legal, para ossários ou para serem incinerados.
Questões administrativas
Quando há um sepultamento nos cemitérios públicos, os familiares do falecido precisam assinar o termo de ciência do prazo determinado para o corpo ocupar o cemitério.
Um momento difícil
A morte de alguém que amamos é algo devastador e nunca estamos realmente preparados emocionalmente para passar por isso. Mas, apesar da morte ser algo que não temos controle, existem certas medidas que podem tornar o processo mais fácil.
Uma delas é contratar os serviços de uma funerária que possa oferecer todo o apoio possível. Neste quesito, a melhor é a Funerária Arce. Ela cuida de tudo o que é preciso para facilitar o processo burocrático, de forma digna e respeitável.
Entre agora em contato com um de nossos consultores.
[imic_button colour=”btn-primary” type=”enabled” link=”https://www.funerariaarce.com.br/planos-funerarios/” target=”_blank” extraclass=”” size=”btn-lg”]FALE CONOSCO![/imic_button]