Todos nós já nos deparamos, ou iremos nos deparar, com alguém que perdeu uma pessoa que amava. Seja amigo ou familiar, este momento sempre acaba chegando. Porém o que dizer para uma pessoa enlutada? Sabemos que a pessoa está passando por um momento difícil e, portanto, tudo o que dissermos, pode ser prejudicial para a sua recuperação. Portanto, nós da Funerária Arce, separamos algumas dicas sobre o que não deve ser dito em um velório.
Saiba o que não deve ser dito em um velório
Todos queremos ajudar e confortar alguém que está em luto, para que a pessoa possa ter o apoio necessário. Todavia, dependendo de como agimos podemos prejudicar a pessoa que está passando por esse momento, mesmo que tenhamos as melhores intenções. O momento do luto é delicado demais para ser tratado com leviandade. Portanto, é necessário ter cuidado com todos os seus atos, e palavras neste momento. Confira abaixo, o que não deve ser dito em um velório para alguém que perdeu um ente querido!
“Está tudo bem?”
Iniciando nossa lista sobre o que não deve ser dito em um velório trazemos uma das primeiras perguntas feitas para alguém: “está tudo bem?” ou “como você está?”. Apesar de sua intenção ser boa, com está pergunta você pode intimidar a pessoa ou até mesmo fazer com que ela tente conter seus sentimentos para te responder. Este é um momento difícil, então a pessoa dificilmente estará bem com ele. Portanto, quando isso acontecer, é mais recomendado que você reconheça seus sentimentos e a tristeza.
“Mas, o que houve para ele/ela falecer?”
Pode ser difícil, mas não é impossível, uma pessoa perguntar “porque a pessoa faleceu?”. Esta pergunta normalmente está atrelada à curiosidade da pessoa, e pode não fazer bem para o enlutado, ainda mais dependendo da causa do falecimento. Portanto, tente apenas confortar a pessoa, e a escute se desejar falar por conta própria.
“Eu sei pelo que você está passando”
Como dito acima, alguns de nós já se deparou com a perda de uma pessoa querida. Todavia, este fato não dá o direito de falar ao enlutado que você “sabe o que ele está sentindo”. Apesar de todos sofrermos com a perda de uma pessoa que amamos, a dor e o momento é único para cada pessoa.
“Isso é algo natural”
Por mais que seja algo natural da vida, falar para uma pessoa que perdeu alguém que “isso acontece” ou até mesmo, “é algo natural da vida”, pode não ser a melhor opção. Falando isso, você, sem querer, pode passar o sentido de que a dor da pessoa tem pouca importância, pois todos passamos por isso e superamos. Porém, é preciso lembrar que, cada um tem o seu tempo para superar a perda de alguém que ama!
“Você está bem melhor agora”
Na busca de passar maior conforto, ou mesmo positivismo, costumamos dizer que a pessoa “Está melhor agora”. Normalmente, está frase é usada para pessoas que estavam em fase terminal, ou sofrendo antes de partir. Todavia, para o enlutado, o melhor lugar sempre é ao seu lado. Portanto, tente expressar que você está muito triste e que sente pela perda.
“Pode tentar novamente”
Sem querer, nestes momentos acabamos gerando o sentimento de substituição. Isso ocorre quando, por exemplo, dizemos que a pessoa “pode ter outro filho”, ou até mesmo, fazer o que precisava “sem a pessoa que partiu”. Esta é uma das piores coisas que podem ser ditas para quem perdeu uma pessoa importante. Além de gerar um maior sentimento de perda na pessoa enlutada, também pode fazer com que ela tome decisões precipitadas.
“Precisa de ajuda com algo?”
Por ser um momento difícil, muitas vezes nos oferecemos para ajudar. Isto não é errado, todavia, indagar se a pessoa precisa de alguma ajuda pode não ser muito bom. Isto pois, pode ocorrer de ela apenas negar por achar que não precisa de nada a não ser ficar sozinha. Nestes casos, o melhor é você se prontificar a fazer algo, sem perguntar se precisa!
“Você está bem melhor do que o esperado!”
Na busca de passar encorajamento podemos acabar dizendo “está se saindo melhor do que o esperado”. Apesar de termos boas intenções, isso pode ser algo negativo ao “estipular um prazo” para a pessoa superar a dor. Tente dizer que está ao lado se precisar, pois muitas vezes a pessoa só está mascarando a dor.
“Boa tarde!”
Outro termo sobre o que não deve ser dito em um velório é “Boa Tarde”. Palavras tradicionais de respeito, como “Bom dia” e “Tudo bem”, apesar de proferidas por educação, não são indicadas para quem acabou de perder alguém. Claramente elas não se aplicam a pessoa em questão, então pode gerar desconforto entre você e a pessoa enlutada.
Quando não sabemos o que dizer, é recomendado o uso de termos como “Sinto muito”; “Meus pêsames” ou “Meus sentimentos”. O importante é evitar palavras que possam chatear a pessoa, e permanecer ao seu lado nesse momento, oferecendo o seu apoio.
A Funerária Arce quer ser este apoio que a família precisa nesse momento tão delicado. É por esse motivo que ela trabalha continuamente para oferecer sempre o melhor atendimento e ombro amigo que os familiares e amigos merecem. Seus funcionários são treinados para trazerem o máximo de cortesia, respeito e empatia durante o momento do luto, oferecendo auxílios e tornando menos dolorosa a passagem por esta etapa. Você pode ter certeza de que, com a Funerária Arce, o respeito e empatia estão sempre garantido!
[imic_button colour=”btn-primary” type=”enabled” link=”http://funerariaarce.com.br/contato/” target=”_blank” extraclass=”” size=”btn-lg”]FALE COM UM DE NOSSOS CONSULTORES E SAIBA COMO PODEMOS TE AJUDAR![/imic_button]