O ômega 3 é uma gordura extremamente benéfica para a saúde, sendo geralmente encontrado em peixes como o salmão e no óleo de fígado de bacalhau.
A equipe da Funerária Arce preparou um artigo que destaca os principais benefícios dessa gordura para a nossa saúde, além de uma lista que alimentos que devem ser consumidos para uma maior absorção dela, confira:
Veja também: Chá | Saiba quais os diferentes tipos e benefícios medicinais dessa bebida
O que é o ômega 3?
É uma gordura poli-insaturada que representa a família de ácidos graxos, compostos por três tipos de gorduras:
- Ácido alfa-linolênico – ALA
- Ácido Eicosapentaenoico – EPA
- Ácido Docosahexaenoico – DHA
De onde vem o ômega 3?
O nosso próprio corpo não é capaz de produzir essa gordura, sendo preciso encontrá-la em peixes como o salmão, óleo de krill e de fígado de bacalhau, em semente de linhaça, de chia, nozes e verduras.
Quando as células do nosso organismo estão cheias dessas gorduras essenciais, elas passam a funcionar melhor.
Quais os benefícios para a saúde?
A saúde do corpo fica bem melhor com o consumo dessa gordura, vamos conhecer os seus benefícios:
Coração: o ácido Eicosapentaenoico (EPA) melhora a atividade das plaquetas no sangue, evitando que se formem coágulos no sangue – responsáveis por causar um acidente vascular cerebral (AVC) e infarto – diminuindo também os triglicérides.
O ácido docosahexaenoico (DHA) auxilia na prevenção de arritmia cardíaca, equilibrando as atividades cardiovasculares.
Diminui os níveis de colesterol: os ácidos graxos presentes nessa gordura aumentam os níveis de colesterol bom no sangue – HDL – e diminuem os níveis de colesterol que prejudicam o corpo – LDL.
Pressão arterial: o consumo dessa substância previne a formação de placas de gordura nas artérias, impedindo a incidência de hipertensão, infarto e aterosclerose, por exemplo.
Visão: ajuda no recobrimento da retina, melhorando a visão.
Cérebro: melhora todo o desempenho cognitivo, bem como da atividade cerebral e comunicação entre os neurônios.
Depressão: com a melhora do funcionamento das células do corpo, ocorre uma proteção nas células nervosas do organismo, aumentando a produção de neurotransmissores como a dopamina, noradrenalina e a serotonina.
Sintomas da artrite reumatoide: por conter ação anti-inflamatória, o ômega 3 alivia os sintomas da artrite reumatoide.
Diabetes: diminui a concentração de glicose no sangue e previne o diabetes tipo 2.
Obesidade: a causa da obesidade é o excesso de gordura e de substâncias tóxicas que inflamam as células, causando o problema de obesidade. O ômega 3 possui ação anti-inflamatória, auxiliando no emagrecimento.
Gravidez: o ômega 3 é benéfico para as gestantes pois ajuda a criar células mais fortes no bebê, evitando partos prematuros.
Como consumir essa substância
O consumo ideal do ômega 3 é de 1 grama ao dia, segundo especialistas da área da saúde – o excesso dessa substância pode não fazer bem à saúde, pois o corpo não consegue absorver tão bem o ômega 3 a mais no organismo.
Pode-se consumir os seguintes peixes com ômega 3: arenque, sardinha, salmão, atum, bacalhau, linguado e pescadinha. Assim como a semente de chia e de linhaça, que também são ricas nessa gordura.
Os suplementos de ômega 3 em cápsulas, só devem ser consumidos mediante orientação médica, pois alguns não possuem a quantidade certa dos ácidos graxos presentes no ômega 3.
Também pode te interessar: Cálcio | Descubra alimentos que são ricos nesse mineral
A Funerária Arce está pronta para te auxiliar na cerimônia de despedida do seu ente querido, prestando todo o apoio para o sepultamento ou cremação, incluindo a parte burocrática. Fale agora mesmo com nossa equipe e consulte nossos serviços e planos funerários.
[imic_button colour=”btn-primary” type=”enabled” link=”https://www.funerariaarce.com.br/planos-funerarios/” target=”_blank” extraclass=”” size=”btn-lg”]FALE CONOSCO![/imic_button]